S01E01 - Stephann V. - Diretor de Tecnologia do Catarse e criador da plataforma Nindika para jogos de Nintendo Switch
Tivemos um super bate-papo com o Stephann V., diretor de Tecnologia no Catarse, também game developer, e além disso criador da Nindika, plataforma para brasileiros encontrarem bons jogos e preços para Nintendo Switch, que é open source é construída em Ruby on Rails.
Hosts:
- Pedro Schmitt
- Sílvio Meireles
Timeline do Podcast
4:32 - Os videogames de Stephann
8:14 - “Java Boy” na faculdade
10:00 - Schmitt conta como foi a experiência de jogar o Rebound, jogo criado em um Game Jam pelo Stephann
11:10 - Como uma Game Jam pode te ajudar como desenvolvedor, para focar no simples e em terminar a tarefa
12:11 - Sílvio fica alegre quando alguém fala de simplicidade - “Simplicidade é tudo!”
13:50 - Como Stephan consegue ser diretor de TI, tocar um projeto open source e ainda desenvolver games?
14:22 - Catarse e a maravilhosa jornada remota de 6 horas por dia
17:20 - Carga reduzida de 6 horas gera uma produtividade maior para o desenvolvedor?
17:50 - Como é o trabalho assíncrono no Catarse
21:52 - Schmitt fica empolgado por descobrir que pode copiar o trabalho do Stephan
22:12 - Decisão de usar o Notion para a página de termos, política de privacidade e roadmap do Nindika
24:30 - Gitmojis
26:10 - Plausible, plataforma open source feita com Elixir
27:25 - Sílvio pergunta se Stephann tem estudado e se planeja migrar algo para a linguagem Elixir, e Stephann comenta que não para Elixir, mas gostaria de trabalhar com Crystal.
28:38 - Teste de velocidade migrando um script em Ruby para Crystal
30:00 - Schmitt comenta sobre a análise do DHH (criador do Ruby on Rails) entre o custo que teria se mudasse do Ruby para outra linguagem mais rápida no Basecamp, e discutem sobre os custos invisiveis de cada linguagem, como a contratação de novos devs
31:54 - Migração de todas as views do NindiKa para o View Component
32:48 - Stephann fala sobre como uma das grandes dificuldades em app Rails que cresce é gerenciar o frontend, como helpers globais, e como o View Components ajudou ele a organizar essa lógica
36:56 - Stephann conta como chegou ao ponto em que não usava mais a views do Rails, somente a API e o resto com Vue JS. E agora usa 100% do frontend no Rails após o lancamento da versão 7 com o Hotwire e o Stimulus.js
38:00 - Catarse começou em 2010 com Rails 2. Está no Rails 6 agora, e com PR para o 7 em andamento
38:33 - Frontend: Mitrill.js
39:30 - Como o Nindika é utilizado para experimentação de tecnologias antes de aplicar no Catarse. Stephan e Silvio falam que estimulam o time da Easy pallet e Catarse a fazer o mesmo: sempre ter um side project onde possam aprender coisas novas e experimentar
41:57 - Microservicos no Catarse e a volta para o monolito
44:23 - Lógicas de negócio dentro do Rails: Fat Models? Mover tudo para uma pasta Services?
44:19 - Artigo sobre as gems para services e os motivos da escolha da Service Actor Gem
48:36 - Criacão e venda da plataforma Service Coin em 2016 e a técnica de Stephan para combater a famosa síndrome do impostor
55:15 - Schmitt pergunta pq o Stephan tem uma foto de perfil tão maluca e da onde ela veio
Links:
Nindika - https://nindika.com/
Artigo sobre service gems (a foto maluca está aqui) - https://dev.to/stephann/utilizando-o-padrao-interactor-no-ruby-on-rails-iom
Twitter Stephann - https://twitter.com/stephann_v
Jogo das Tartarugas Ninja - https://www.xbox.com/pt-BR/games/store/teenage-mutant-ninja-turtles-shredders-revenge/9NS3673HVH41